TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

13.- Acerca de meus livros

Porto Alegre Ano 5 # 1624

A tragédia causada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro comove uma vez mais: são já quase 300 mortos e mais centenas de vítimas lotam hospitais. Não há palavras para externar a dor vivida por tantos.

Trago cenas da reunião em dois momentos que houve aqui na Morada dos Afagos ontem: na primeira foto estão os mestrandos em reunião de estudos: Anna Carolina, Rafael, Bruno e Sabrina. Faltou o Cesar. Nas duas fotos, a confraternização onde os mestrandos se juntaram aos que já encerraram a orientação: Sarisa, Ana, Paulo Ricardo, Thaíssa. Foi uma gostosa tarde noite que encerrou 2010/2 e também onde se traçaram planos.


Ontem, recebi esta mensagem:

Professor,

eu o conheço a partir de alguns de seus livros. Sou professor de Ciências em duas 8as series. Tenho o privilégio de ter uma minha biblioteca a secção AChassot. Começa com A Educação no ensino de Química. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1990, 117 p e depois o Catalisando transformações na educação. Ijuí: Editora Unijuí, (3ed. 1995) 1993. 174 p.. então vem os seis que estão na abertura do blogue e mais dois organizados: CHASSOT, Attico & OLIVEIRA, Renato José. (Orgs.) Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo : Editora Unisinos 1998, 270 p. e CAMPOS, Heraldo & CHASSOT, Attico (Orgs.) Um diálogo com as ciências da terra. São Leopoldo : Editora UNISINOS, 1999 284p. 1999. Minha pergunta é além destes 2 + 6 + 2 o senhor tem outros livros? Obrigado, Benê do Ó.

Obrigado colega Benê,

tua mensagem veio facilitar um assunto. Prepararei um capítulo acerca de meus livros para livro do 50tenário. Eis excerto do capítulo sobre minha produção anterior aquela que faz parte de tua biblioteca, que vai responder tua pergunta.

Faço uma caminhada panorâmica sobre meus livros relacionados com minha produção acadêmica. Vou estabelecer um roteiro ajudado pelo deus Cronos, até por que cada um dos textos representa um marco – pelo menos para mim – colocado nesses anos que este texto materializa.

A circulação em 1994 da primeira edição de A Ciência através dos tempos foi algo muito emocionante. Não era o meu primeiro livro. Minha história enquanto autor tem alguns meteóricos (ou fugazes) passos anteriores. Em 1970 com as Professoras Yeda Pinheiro Dick e Dione Campani Chassot publicamos uma versão experimental de um texto para aulas práticas de Química Geral. O maior sucesso foi ver, pela primeira vez, meu nome na capa de um livro.

Em 1976 foi publicado Analise de desempenho em provas de química e física. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1976. 123 p. que tinha como autores CHASSOT, A. I,; SCHIFINO, J,; BUCHWEITZ, B,; AXT, R. Houve uma divulgação nacional do livro e sei que tempos depois estava como encalhe na UFRGS e eu ganhei muitos exemplares que distribuía em curso que dei em vários pontos do país e ainda autografava.

Em 1980 participei de uma experiência que poderia ter sido um sucesso estrondoso, mas foi um rutilante fracasso. Fui convidado pela prestigiada Editora Globo para escrever a parte de Química, que faria parte de uma coleção de Ciências, Físicas, Químicas e Biológica, em sete volumes, assim distribuídos: três volumes de Física com 994 páginas, que eram nada mais nada menos que a tradução do conhecido texto argentino de ampla circulação no Brasil ‘Introdución a la Fisica’ de Maistztegui & Sabato [MAISTZTEGUI, Alberto P. & SABATO, Jorge A. Buenos Aires: Editorial Kapeluz, 1954]; dois volumes de Química que escrevi e Dione C. Chassot assinou junto comigo; um volume de Biologia, por Jorge Nunes de Oliveira, com 326 p; e um sétimo volume de testes de Vestibular das três disciplinas por seis autores, dos quais sou elaborador 632 exercícios distribuídos nas páginas 183-298, em volume de 354 p. Os dois tomos de Química tem 630 páginas: O Química tomo 1 apresenta noções de Química Geral, Físico-química e Química Inorgânica. O Química tomo 2 apresenta noções de Química Orgânica e os prêmios Nobel de Química. Os dois tomos têm sugestões de leituras suplementares com livros comentados. Não sei por que esta coleção com sete volumes em capa dura, com mais de 2.300 páginas profusamente ilustradas não teve êxito apesar do prestígio dos autores dos volumes de Física, pela vez primeira editados em português. Recordo que para mim envolveu um grande esforço de pesquisa e gratificação intelectual. A editora deve ter dito o contrário.

No capítulo segue trazendo comentários dos seis livros que estão na abertura e dos dois organizados e citados pelo professor Benê. Adito ainda votos de uma excelente quinta-feira a cada uma e cada um, na torcida que possam melhor atendido as vítimas das dolorosas tragédias.

5 comentários:

  1. Ave Chassot!

    Também tenho a honra de ver Chassot em algumas lombadas das minhas prateleiras! Páginas amareladas de folhear.

    Muito ansioso pelos nossos trabalhos no Museu da Natureza em 2011.

    Forte abraço,
    Guy.

    ResponderExcluir
  2. Querido professor... O encontro ontem foi muito agradável! Obrigada pela oportunidade de reencontro e confraternização. Um beijo carinhoso e boas (merecidas) férias!!!
    Ana Kautzmann

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Guy,
    fico lisonjeado em ter-te como leitor deste blogue. Na próxima semana teremos um tríduo acerca do assunto das visões de cientista comentado na última terça-feira. É bom saber-te em lombadas em tua biblioteca.
    Penso que ainda no primeiro semestre de 2011 teremos no Museu da Natureza uma jornada de História e Filosofia da Ciência.
    Com expectativa
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Ana, muito querida,
    foi muito bom te ter na Morada dos Afagos na noite de quarta-feira. Valorizei teu vir e ir a Santa Cruz do Sul para estar aqui.
    Obrigado por teus votos de férias. Desejo que também para ti haja períodos de curtição e descanso.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Ótimo blog!

    Suas ideias são muito boas, Chassot. Agradeço pela ajuda que sempre tu tens nos dado, mesmo que indiretamente.

    ResponderExcluir