TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16- Viajo quase 4,5 mil km para uma aula sem transporte de massa

Porto Alegre Ano 5 # 1505

Manhã fria neste ocaso de inverno. As noticias ainda trazem dados de milhares de residências que estão sem água e sem energia elétrica devido ao ciclone extratropical que aceitou o Rio Grande do Sul na terça-feira.

Hoje esta blogada é daquelas no estilo de relatos de mestre-escola. Mas, não na sua acepção mais prosaica do mestre-escola, que recebia na sua casa os discípulos com palmatória. Hoje trago narrativa do mestre-escola pós-moderno. No narrar de hoje, recebo alunos em casa e, simultaneamente, os visito quase na linha do Equador, sem que haja transporte de massa. São realidades que sedutor mundo internético nos enseja.

Permito-me contar a detalhes de algo da noite de ontem. Há alguns dias recebi esta mensagem:

Olá, muito prazer, sou estudante do curso de ciências naturais, da UFPA-CAMPUS BRAGANÇA. Meu professor de fundamentos de didática, Leandro Passarinho, dividiu a turma em equipes para a apresentação de seminários sobre os principais autores que contribuíram para melhorar a educação e coube a minha equipe falar sobre o senhor. Quando recebi a tarefa pensei que se tratava de um autor europeu e já falecido, mas para minha surpresa descobri se tratar de um autor brasileiro e ainda vivo.

Meu seminário será no dia 12/09/2010, se for possível me envie algum material para complementar minha apresentação.

Desde já agradeço e parabenizo por sua contribuição para melhorar a educação do nosso país!
Abraços! Jeferson Carneiro

Respondi, surpreso, assim:

Meu caro Jeferson,

sou muito honrado com a tarefa que te coube. Há duas fontes especiais para encontrares algo acerca de meus fazeres: na minha página e no meu blogue (endereço na assinatura). O blogue posto cada dia sempre querendo fazer alfabetização científica. Uma consulta te ajudará a garimpar meus fazeres.

Anexo uma entrevista que dei para a revista Episteme no ano passado e um capítulo de um livro publicado este ano. Se precisares mais material, dentro do possível, te envio.

A propósito, já estive dando palestra no Campus de Bragança da UFPA, levado por um eminente historiador e jornalista que tem o mesmo sobrenome que o teu: José Carneiro.

Depois me conta de trabalho.

Com estima e muita expectativa, ac

Ontem pela manhã minhas surpresas aumentaram, com a mensagem seguinte:

Prezado Professor Attico Chassot,

estou através deste, lhe contando novidades do seminário que me coube. A minha equipe será a ultima a apresentar-se, tivemos uma redefinição nas datas de apresentação, ontem dia 14/09/2010 aconteceram as primeiras apresentações, onde a primeira equipe falou de MARIA MONTESSORI, em seguida a próxima equipe apresentou sobre JEAN PIAGET e a última equipe da noite falou sobre PAULO FREIRE. Hoje dia 15/09/2010 seremos a última equipe a se apresentar, já estou nervoso, mas tenho certeza que tudo vai dar certo. Pois toda a preparação foi feita, eu particularmente li muito sobre a sua vida e duas de suas obras, "Alfabetização Científica e Educação ConSciência". Gostaria de saber se o senhor recebeu meu último e-mail que lhe pedia um pequeno vídeo? Se o senhor tiver recebido esse e-mail e poder mandar o vídeo em qualquer outro momento agradeceria muito, não dará tempo para colocá-lo no trabalho, mas fique consciente que eu e minha turma de Ciências vamos adorar. Desculpa por ter me alongado. Tchau e até o próximo contato. Abraços! Jeferson Carneiro

Respondi imediatamente, agora mais surpreso:

Meu caro Jeferson,

primeiro estou encantado ou melhor: muito surpreso por estar entre um grupo onde está Montessori, Piaget, Freire. Há um manifesto desequilíbrio com o meu nome. Não recebi teu pedido de vídeo. Sabes que não tenho nenhum mais adequado para uma aula de Didática. Só algo doméstico mostrando minha biblioteca. Pensei em uma alternativa. Se quisesses fazer uma pequena entrevista pelo Skipe, poderias gravar ou até poderia fazer uma fala na hora de aula.

Hoje à noite estou em casa até as 20h. Com disponibilidade, ac

Já era quase 13h, quando voltava do Centro Universitário Metodista – IPA, recebo um telefonema do Jeferson desde Bragança. Desejava que eu estivesse mais presente na aula da noite, mas não tinha Skipe. Estava com companheiro da equipe. Apresentou-me o Geusivam Soares. Ele então instalou Skipe. Minutos depois conversávamos e acertávamos detalhes para uma intervenção na apresentação que fariam à noite.

E ela aconteceu à noite. Bragança, um município do estado do Pará, localiza-se a uma latitude 01º03'13" sul e Porto Alegre está a 30° 01' 58" Sul. São cerca de 4,5 mil quilômetros de distância. Por 15 minutos, falei para alunas e alunos da disciplina de Fundamentos de Didática, na aula do Professor Leandro Passarinho.

Tinham muitas perguntas. Destaquei propostas de um ensino menos disciplinar. Falei de propostas menos dogmáticas. Trouxe exemplos. Só não podemos expandir mais, pois a atividade se inseria em uma noite na qual em seguida devia estar no Centro Universitário Metodista - IPA com alunos do curso de Filosofia. Foi uma experiência gratificante estar um no Pará.

Ainda uma recordação: Vamos tentar fazer da próxima quarta-feira, um dia diferente: um dia sem carro. A proposta do Dia Mundial Sem Carro é que as pessoas deem três passos simples: 1)Passem um dia sem carro; 2) Observem de perto o que acontece em sua cidade nesse dia; 3) Reflitam pública e coletivamente sobre o que mudou e o que pode ser feito a partir de então. E que esta quinta-feira seja a melhor para cada uma e cada um.

10 comentários:

  1. ola profº chassot, sou geusivam da turma de ciência, onde o Srº nois presentiou com aquele momento,, que pode ter a certeza que ira ficar marcado na minha memoria para sempre,a sua humildade de nos atender,me tornei um grande apreciador do seu trabalho.seguirei seus passos arduos,para me torna um bom educador. obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Muito prezado Geusivam,
    agradeço teu comentário e mais sou muito grato ao esforço que tu fizeste para que eu pudesse estar na aula de vocês ontem.
    A iniciativa do Jeferson foi muito ajudada com teu trabalho
    Foram momentos muito gratos e gostaria que se repetissem,
    Espero que para vocês a atividade tenha sido frutuosa,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Meu Mestre Chassot! Que maravilhosa a experiencia relatada. Sou grande apreciador dessa alternativa de educacao cientifica. Creio que essa será uma forma cada vez mais utilziada em nossos fazeres docentes. Abraço ao Jeferson e as congratulaçoes por essa busca de novas formas de interatividade. E estar em contato com a obra chassotiana eu sou suspeito em falar. Abraço e um bueno Viernes. JB

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Jairo,
    pois ontem ao fazer esse meu ensaio internético lembrei muito de ti e do usos que fazes desta prática em curso internacionais, ti ministrando aulas by skipe em Buenos ires. Isto aprendi contigo.
    Estou fazendo cópia desta mensagem ao Jeferson, para que receba teus cumprimentos.
    Dentro de pouco (espero a meia-noite) para postar outro diário de mestre-escola, comentando a atividade que terei nesta sexta-feira no Centro Universitário Metodista - IPA.
    Uma muito boa noite e os agradecimentos do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Profº. Attico Chassot, me faltam palavras para agradecer pela enorme contibuição que o senhor deu para o seminário da minha equipe e para toda a turma de Ciências Naturais do Campus de Bragança-Pa. Fique sabendo que o senhor ganhou mais 40 fãs que apesar da distância vão acompanhar seu trabalho de perto. Mais uma vez obrigado, Jeferson Carneiro.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro colega Jeferson,
    eu que devo agradecer a oportunidade que me destes. Foi muito bom ter estado com vocês.
    Gostaria de saber, salvo a intervenção skipeana, como repercutem meus textos entre o teu grupo.
    Parece significativa para a alfabetização científica as propostas que trago? Como teus colegas sentiram os textos?
    Um afago agradecido a cada uma e cada um de teus colegas e especial para ti e para o geusivam
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. De: Jeferson Carneiro
    [mailto:jeferson.carneiro@yahoo.com]
    Prezado Profº. Attico Chassot, eu acabei de postar uma mensagem no seu blog agradecendo por tudo que o senhor proporcionou para nossa turma de Ciências Naturais, é muito difícil colocar em palavras o tamanho da admiração que eu passo ter pelo senhor. A noite do dia 15/09/2010 já está gravada na minha memória como um dos melhores momentos da minha vida, tudo saiu perfeito. Sem querer lhe chatear, gostaria de lhe contar os detalhes.
    Logo que cheguei na sala de aula, contei a notícia para o Prof.º Leandro Passarinho, que eu tinha entrado em contato e que o senhor se dispois a participar da aula, como não poderia deixar de ser o meu Prof.º adorou a notícia, mas pedi que ele guardasse segredo, pois a intenção era fazer uma surpresa para a turma. Os seminários começaram e tempo foi transcorrendo, então se apróximou a hora que tinhamos combinado com o senhor, o Geusivam estava com o notebook pronto para entrar em contato e fizemos a primeira tentativa, mas por algum motivo não deu certo, felizmente faltavam alguns minutos para começar a apresentação da nossa equipe. Eu tive que mudar os planos, porque a intenção era apresentar o seminário, mostrar os contatos que eu fis com o senhor por e-mail e por fim fazer a vídeo conferência, mas como o senhor tinha aquele outro compromisso, resolvemos fazer o inverso, primeiro tivemos a conversa com o senhor e depois demos seguimento no seminário, foi excelente segundo o conceito do meu Prof.º.
    Em relação a conversa com o senhor, a turma ficou muito impressionada com sua boa vontade de nos ajudar, todos me diziam após a aula "O Attico Chassot foi muito legal contigo, ele deve ser uma pessoa muito humilde".
    Desculpa não ter entrado logo em contato, o problema é que eu não tenho computador, então eu uso o da escola que eu trabalho como vigia. Eu tenho mais coisas para lhe falar, mas mandarei um outro e-mail depois, pois já me estendi demais nesse. Abraços!
    Jeferson Carneiro

    ResponderExcluir
  8. Meu caro colega e Educador Jeferson,
    Uma vez mais registro emocionado meu agradecimento.
    Realmente pra ti e para mim 15 de setembro passa ser um dia histórico;
    Vibro com aquilo que catalisaste,
    Encanta-me ter em Bragança tantos parceiros no fazer alfabetização científica.
    Com redobrada admiração ao vigia de escola que mesmo sem ter computador fez um feito memorável.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Professor!
    Só agora consegui organizar meu tempo para ler, na íntegra, tua experiência.
    Fiquei encantada!!
    Realmente uma bela iniciativa do grupo!
    =]
    "Bendita internet", eu diria!
    Que nos une como uma verdadeira ponte!
    .
    Uma ótima noite ao senhor.
    .

    ResponderExcluir
  10. Thaiza querida,
    é muito bem chegar de uma super-sexta feira, onde trabalhei pesquisa qualitativa e encontrar tua querida mensagem.
    Estou ainda emocionado com a iniciativa do Jeferson Carneiro de ‘levar-me’ a Bragança.
    Dizes bem: viva a internet que transporta bits e não transporta átomos.
    Um bom sábado
    attico chassot

    ResponderExcluir